sábado, 20 de setembro de 2014

Yes: Ação de Roger Dean contra James Cameron é indeferida



   Um juiz distrital de Nova Iorque, Estados Unidos, decidiu que as montanhas do diretor James Cameron podem descer do céu e ficar onde estão, mesmo que elas se pareçam com as capas de álbuns do artista Roger Dean.
   O processo de violação de direitos autorais foi movido por Dean em 2013, que alegou que Cameron teria se inspirado em 14 de suas pinturas para fazer o filme "Avatar", de 2009. e pediu 50 milhões de dólares de indenização do diretor, da  20th Century Fox e da Lightstorm Entertainement ( produtora de Cameron). Dean disse que a biosfera associada ao planeta da história ( figura à direita na imagem), além das várias criaturas alienígenas criadas para o filme, se assemelhavam em muito com sua obra artística, que inclui as capas de álbuns de bandas como Yes e Asia.

   O juiz de tribunal distrital, Jesse M. Furman, sentenciou que Dean havia apresentado em sua queixa um argumento " equivocado". Ele disse que as imagens apresentadas ao tribunal foram mais extraídas de "livros sobre ou derivados de Avatar", do que do filme em si. Além disso, segundo Furman, as imagens que eram do filme mesmo foram giradas, colhidas e tomadas fora do contexto, na tentativa de torná-las mais parecidas com o trabalho do artista.
   Alguns dos mais memoráveis trabalhos gráficos de Roger Dean incluem as capas para " Fragile", " Close To The Edge", " Yessongs"( figura à esquerda na imagem) e " Tales From Topographic Oceans", do Yes, além da capa do álbum de estréia do Asia. Além disso, ele colaborou com artistas como Uriah Heep, John Lodge do Moody Blues, Atomic Rosster entre outros. O logotipo do Yes também é sua criação.
 
   Fonte: http://ultimateclassicrock.com/roger-dean-lawsuit/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente Aqui:

Arquivo do blog