segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Riverside: Morte de Piotr Grudzinski e 5 músicas para conhecer



   Foi com muito pesar e choque ( a ficha ainda não caiu) que, com atraso de um dia, me deparei com uma triste notícia, presente em uma postagem na conta do facebook de Steven Wilson, onde o músico lamentava a morte de Piotr Grudzinski, guitarrista de apenas 40 anos da banda polonesa de rock/ metal progressivo Riverside. Busquei mais informações e pouco foi divulgado sobre sua morte até então. Ainda não se sabe a causa. Apenas que poucas horas antes do ocorrido, Piotr assistia a um show do The Winery Dogs. 


   O Riverside foi uma das mais maravilhosas revelações do rock progressivo dos últimos anos. Quem acompanha o blog já deve ter percebido minha admiração pelo seu trabalho. Duas de nossas três listas da série melhores álbuns de 2015, por exemplo, têm o último álbum " Love, Fear And Time Machine" figurando entre os dez melhores. E não foi só no Centurion Rock, o álbum realmente atraiu a atenção da mídia e do público, figurando em várias listas de melhores do ano passado, restritas ou não ao rock progressivo.

   Sempre me chamou a atenção no som dos poloneses a capacidade do grupo em criar climas e atmosferas densas (daquelas que se torna impossível o ouvinte não imergir), além de um feeling pouco notado na música dos dias de hoje. E boa parte dessa sonoridade recebia forte contribuição de Piotr. Mesmo não sendo um virtuoso, seu sucesso como guitarrista estava em conseguir aquilo que todo bom instrumentista deveria ser capaz de fazer: expressar-se através de seu instrumento. E nesse quesito, Piotr era formidável, alcançando certo nível de excelência através de licks criativos, solos belíssimos e riffs ganchudos e potentes, além de ter uma marca pessoal, uma pegada particular em seu estilo de tocar.

   No último álbum, " Love, Fear And Time Machine", o Riverside explorou temas muito pessoais como decisões que devemos tomar, medo, amor ou a superação  da perda de alguém próximo. Nesse contexto, ganha destaque a letra da faixa " Towards The Blue Horizon", que por ironia do destino, se encaixa como uma luva no atual momento.

"Where are you now my friend? ( Onde você está agora meu amigo?) / I miss those days ( Sinto falta daqueles dias) / I hope they take good care of you there ( Espero que eles cuidem bem de você lá) / And you can still play the guitar ( E que você possa tocar guitarra) / And sing your songs."( E cantar suas músicas)"


    Imagino que apesar da perda, os companheiros de banda devem seguir em frente. Acredito no potencial criativo de todos, em especial do líder Mariuzs Duda e que, certamente, ainda poderão nos brindar com grandes músicas no futuro, mas Piotr Grudzinski deixará uma lacuna irreversível e o som do Riverside não será mais o mesmo.


   Portanto, se você ainda não conhece o trabalho de Piotr e sua banda, eis uma grande oportunidade para fazê-lo ou se já conhece, eis uma ótima forma de relembrar e se emocionar com esse progressivo de primeiríssima qualidade. Abaixo, seguem vídeos de 5 músicas do Riverside, além de compilação de momentos individuais de Pìotr durante um show realizado na Holanda em 2013.

Riverside - Lost ( Why Should I Be Frightened)




Riverside - Second Life Syndrome

















Riverside - Conceiving You




Riverside - Ultimate Trip

















Riverside - Reality Dream ( Parts I, II, III)





Piotr Grudzinski ( performances em Metropool, Holanda, 2013)

3 comentários:

  1. Realmente é uma pena, tão novo e um ótimo guitarrista!! Acompanho desde o primeiro cd, e a cada ano eles evoluem. Vai fazer muita falta isso vai, mais espero que a banda continue, pois o mundo precisa conhecer essa banda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala,Luciano! Obrigado pela colaboração! Desculpa pela demora em publicar. Mas, fica meu pedido pra que você compartilhe esta matéria e assim ajudemos mais pessoas a conhecer o trabalho deste ótimo guitarrista que nos deixou e sua maravilhosa banda! Um abraço!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir

Comente Aqui: