segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Tool: Entrevista com Adam Jones


  Após longo tempo de hiato desde o lançamento de "10,000 Days", parece que, enfim, teremos em breve um novo álbum dos ícones do prog metal alternativo/ art rock. 
   Em entrevista dada ao site metalinsider, o guitarrista Adam Jones revela o contexto dos conflitos judiciais que contribuiram para extender ainda mais o atraso, além de adiantar informações sobre o novo registro:
Essa ação judicial complicada parece um pesadelo. Nós sabemos que você provavelmente precisa ser cuidadoso, mas você pode falar a respeito disso com a gente?
“Eu ficaria feliz de falar a respeito disso com você. Basicamente, há muito tempo atrás, a banda pagou meu melhor amigo para criar algumas artes para camisas, álbuns e publicidade – nós contratamos vários, vários artistas com o passar dos anos. E, então, ele decidiu nos processar por um quinto de todo dinheiro que conquistamos até aqui. Aquilo foi realmente ridículo! Mas aí que tá: a gente tinha seguro para o caso de ser processado ou nos metermos nesse tipo de situação. E agora essas empresas de seguro estão tentando tirar o corpo fora.”
Isso parece injusto pra cacete...
“Pra mim, realmente não acho que seja certo. Honestamente, eu acho que é como você comprar um seguro de carro e sofrer um acidente. Daí, você aciona a empresa de seguro e eles dizem:“Você dirige uma SUV e nós realmente não consideramos essa categoria um automóvel. Logo, não podemos cobrir você”. Daí, você tenta argumentar com eles e eles dizem: “ Nós iremos te processar”.
E isso obviamente deve causar um efeito negativo no processo criativo.
“Bem, sete anos depois... aqui estamos. Há muita coisa acontecendo conosco. Tem o estresse, quatro caras diferentes com assuntos pessoais acontecendo, e isso tudo pode gerar um desconforto pra fazermos músicas juntos. Mas, agora as coisas estão fluindo. Esse tipo de situação colocou muita pressão em cima da gente. Nós contratamos seguro pra ter paz. E eles nos viraram totalmente as costas. Parece que fomos completamente abandonados. Uma atitude totalmente desnecessária.”
Falando em fazer música, como está se saindo o material novo e que tipo de direção ele está tomando?
“A gente está sempre no caminho experimental. Nunca pensamos sobre o que deu certo na última gravação ou o que está rolando de bom na rádio agora. É um processo egoísta, a gente só vai lá com alguns riffs, experimenta e eles começam a tomar um caminho diferente. Com o tempo, esse riff da ultima semana pode ir muito bem com aquele riff de dois anos atrás. A gente monta as coisas, quase como uma trilha sonora de filme, sabe? Mas vou te falar uma coisa – tem muita coisa em 7/4.Quebrar em 7 pode soar como um número par pra quem ouve, embora seja um número impar. Isso é muito empolgante! Rosetta Stoned teve alguns elementos daquilo quando a gente quebrou no meio, e o refrão do fim de 7 por 5. Isso abre nossa cabeça! Tem umas coisas bem leves acontecendo, mas também tem muita coisa pesada nele.”
Se tem uma coisa que pode ser dita sobre as gravações do Tool, é que sempre vale a pena esperar por eles... alguma ideia de quando [o álbum] estará pronto?
“Ah cara, é bom ouvir isso. É revigorante ser entrevistado por alguém que ama música e sempre sabe a respeito da nossa banda. Alguns dos jornalistas com quem a gente teve que lidar... Tem sido insultante ser entrevistado por pessoas que não estão nem aí em seguir música ou que sequer gostam de música – é só um show pra eles poderem receber seu salário. Essa ação judicial realmente nos atrapalhou, só que agora tudo que queremos é deixar  isso pra trás pra podermos focar no que fazemos de melhor. Eu não quero apenas lançar e depois me preocupar com o próximo álbum e, então, olhar pra trás e pensar “Porque eu fiz aquilo? É uma merda!”. Eu quero dormir bem à noite, é meu legado, sabia? Um dia eu vou envelhecer e eu quero olhar pra trás, ver o que eu fiz e pensar “Eu trabalhei muito duro, levou tempo e teve integridade”. Eu sei que nossos fãs estão frustrados e, obviamente, querem escutar uma música nova. Você tem que encarar isso de uma maneira boa e pensar “Wow – eles realmente gostam da gente e querem mais!” Pra ser honesto, não tem como superar essa sensação.”
Tradução por: Bruno Resende
Fonte:http://www.metalinsider.net/updates/tools-adam-jones-offers-another-status-update 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente Aqui:

Arquivo do blog