domingo, 13 de março de 2016

Mellhores álbuns de 2015 - Os melhores segundo Lucas Santos



   O Centurion Rock reserva desta feita seu espaço para a última e não menos importante lista de melhores álbuns de 2015. Fiquem com a resenha do nosso amigo, colaborador e caçula do grupo, Lucas Santos. É com você, monstro!


   2015 foi um ano em que definitivamente conheci mais bandas em toda a minha vida. Não necessariamente banda novas, mas por ser o mais jovem do grupo que fez a lista, às vezes sinto que tenho que correr atrás de muita coisa para acompanhar o conhecimento dessas feras. Meus primeiros anos de Rock N Roll foram muito devagar. Ainda mais por praticar guitarra e bateria e ter a necessidade muitas vezes da repetição. Preguiçoso, praticamente só consumia aquilo que me era mostrado. Acredito que de uns 7 anos pra cá, venho, incessantemente, buscando inúmeras formas de moldar o meu gosto e conhecer novas bandas (me orgulho muito de ter descoberto bandas como Alter Bridge, Steel Panther, Jackdevil, Hinder, entre outras). Quando surgiu a ideia de participar , pela segunda vez da lista de álbuns do ano no blog tinha me tocado que não tinha escutado tanto material novo ao ponto de fazer uma lista com os meus preferidos. Por isso, acabei fazendo um intensivão de quase 1 mês procurando tudo  de novo que poderia me interessar. Então, ai vai a última e talvez a mais polêmica lista de top 10 álbuns do ano de 2015, feita por mim, pelo querido que vos escreve! It is ... TIME !


  1.  Iron Maiden - The Book Of Souls



    Por se tratar de Iron Maiden, na minha opinião a maior banda de Heavy Metal ainda na ativa, o que viesse já seria lucro e exatamente por ser Maiden, qualquer noticia ou qualquer outro rumor que saísse já seria responsável por elevar o " hype" a mais de 9.000!!! A coisa começou a esquentar com o single " Speed of Light", com o clipe muito bem bolado, mostrando o famoso mascote Eddie se aventurando pelos cenários dos games. E eis que então surge o lançamento do primeiro CD duplo da banda em mais de 30 anos de carreira. Book Of Souls é aquele álbum que você senta pra escutar e quando acaba aplaude, chora, sorri, grita, pula de alegria, ou seja, tem diversos sentimentos diferentes. É tudo muito bem feito, tocante, épico e bem executado. O álbum tem de tudo: uma pitada de progressivo, Hard Rock e claro muito do Maiden clássico (famoso do-re-mi) . O melhor está no final com "Empire of the Clouds", afirmo que esta talvez seja uma das maiores composições do seculo 21 sem ter medo de errar. Quem diria que os quase sessentões, alguns já sessentões (nao é não, Nicko e Harris?),conseguiriam lançar um dos melhores álbuns do Maiden nos últimos 20 anos!! UP THE IRONS!!




   2. The Darkness - Last of Our Kind



   Como um grande fã da banda, estava meio ansioso por esse novo álbum. The Darkness andava sumido do cenário Rock N Roll nos últimos anos, apos o hiato imenso devido aos problemas do vocalista Justin Hawkins com as drogas. O retorno se deu com " Hot Cakes" ( 2012) , que até é bom, mas passou completamente desapercebido. Já  "Last Of Our Kind"   mostra que o The Darkness está a todo o vapor e ainda tem muita estrada pra percorrer. O bom e velho Glam está de volta. Comandados  pelos irmãos Dan Hawkins (guitarra) e Justin Hawkins (Vocal e guitarra) e com a surpreendente  presença de Emily Dolan Davies na bateria, o grupo produziu um material que tem tudo  o que um álbum de Hard Rock dos anos 80 tem de melhor: riffs marcantes, refrões grudentos e melodias acachapantes. Destaque pra a voz de Justin , da qual eu sou um grande fã. Incrível como ela não perde a potência, alcance e qualidade. The Darkness está de volta e espero vê-los no Brasil em breve. Meu destaque vai para as 3 primeiras faixas do CD: "Barbarian" , "Last Of Your Kind" e "Open Fire". Hawkins... que voz, meu amigo!!!!




   3. Five Finger Death Punch - Got Your Six




   Agradeço sempre por ter deixado meu preconceito de lado e ter dado uma chance a eles. Após o sucesso dos álbuns "The Wrong Side of Heaven and the Righteous Side of Hell (vol1 e vol2)", de 2013, a expectativa era muito alta, e o Five Finger Death Punch aceitou o desafio e nos presenteou com "Got Your Six". Banda que surgiu em 2005 e ganhou uma notoriedade absurda com "War Is the Answer", Five Finger Death Punch (5FDP) é uma das minhas banda favoritas da atualidade, com um Heavy Metal da mais pura qualidade. O vocalista Ivan Moody por muitas vezes me lembra Corey Taylor,do Slipknot, por fazer tanto a voz mais grave quanto a mais melódica incrivelmente bem. Destaque para Zoltan Bathory (guitarra) e Jeremy Spencer (bateria), remanescentes da formação original da banda, que tocam com uma precisão e técnica apuradíssimas tanto nesse álbum quanto nos concertos ao vivo da banda. "Got Your Six" é porrada do começo ao fim. Difícil destacar algumas musicas, mas vamos lá: a semi-balada "Digging My Own Grave" , "Jekyll and Hyde" e "This Is My War"




   4. Trivium - Silence in The Snow



     O Trivium é uma banda que conheço há muito tempo. Escutei todos os 6 antigos cds e a exceção de "In Waves" e "The Crusade" que me agradam muito, nenhum outro trabalho havia me agradado tanto quanto  "Silence In The Snow". Nesse disco, Matt Heafy abandona os vocais guturais dos primeiros álbuns, que consagraram a banda. E talvez me agrade mais exatamente por esse motivo, porque apesar de terem a coragem de se aventurar por uma sonoridade diferente, a banda mostra a mesma técnica de sempre em músicas muito bem executadas. O vocal de Matt Heafy se destaca, além do trabalho de guitarra de Corey Beaulieu. Meu destaque vai para "Dead and Gone" , "Until the World Goes Cold"e "The Ghost thats Hunting You".




   5 - Stryper - Fallen



   Da lista o álbum que mais me surpreendeu. Confesso que nunca fui muito fã de Stryper e não conheço tanto a banda como as outras citadas, mas desde a primeira vez que ouvi "Fallen", fiquei muito feliz  por descobrir mais uma banda em um álbum cuja sonoridade se encaixa no estilo que eu mais gosto e mais escuto atualmente, com riffs muito bem trabalhados e marcantes, solos muito bem feitos, vocais rasgados do cinquentão Michael Sweet e composições memoráveis. O disco é repleto de excelentes musicas e  já inicia com a melhor do álbum, na minha opinião: "Yahweh", música pra nenhum headbanger botar defeito, com destaque para o coro que abre a faixa. "Fallen" é a grata surpresa do ano para mim, que, com certeza, irá me fazer buscar mais material do "Stryper" para conhecer e ouvir. Destaque, além de "Yahweh", para as faixas "King of Kings", "Love Like I Do" e  " All Over Again"





   6. Tremonti - Cauterize





   Mark Tremonti realmente é um fenômeno da musica, responsável pelos maiores hits do Creed e Alter Bridge. Sempre em boa companhia, lançou em 2015, seu segundo CD solo ou se preferir , da banda Tremonti, imtitulado "Cauterize". Apesar de não ser melhor que o primeiro ["All I Was"], passa longe de fazer feio. Durante sua audição, é possível perceber a todo momento várias referências ao Alter Bridge, principalmente dos dois últimos álbuns "ABIII" e "Fortress". Um álbum muito pesado, daqueles bem "porrada "mesmo, sendo executado todo na voz de Mark Tremonti. Destaque para as 3 primeiras e melhores musicas: ''Radical Change" , "Flying Monkeys" e "Cauterize". Tremonti é, para mim, um dos maiores guitarristas e compositores da atualidade.




   7. The Answer - Raise a Little Hell
                                                                   



    Famosa por ganhar notoriedade no game Guitar Hero, a banda norte-irlandesa The Answer é uma das que , atualmente, aposta no bom e velho Hard/Rock. “Raise a Little Hell” é um disco para quem curte hard/blues rock e todo aquele climão musical, principalmente da década de 70.  Um disco pesado e muito bem feito. Tudo é muito baseado no bom e velho "feijão com arroz", com destaque para o excelente trabalho do baixo de Micky Waters, para o vocal rasgado de Cormac Neeson, além da bateria James Heatley. Um álbum muito bem executado, mais maduro e  acessível que, a todo tempo remete a influências mais pesadas, deixando de lado um pouco as influências folk/hippie dos primeiros discos da banda. De longe, o melhor trabalho do grupo nesses mais de 15 anos de existência. Meus destaques vão para “I Am What I Am”, com seu riff à lá AC/DC e “I Am Cured”.



   8. Europe - War Of Kings



   O Europe parece aqueles centroavantes em boa fase, em que a bola entra de tudo que é jeito. Funciona mais ou menos assim com os álbuns lançados depois do retorno da banda após quase 14 anos de inatividade. "Start From The Dark" começou devagar, depois vieram "Secret Society "(2006), "Last Look at Eden "(2009) e o incrível "Bag of Bones "(2012). E parece que os gols vão ficando cada vez mais bonitos, pois é um disco melhor que o outro, numa evolução notável e incrível.  Em "War Of kings", além da voz inconfundível de Joey Tempest e dos arranjos musicais fortes e marcantes, destaco o trabalho do grande guitarrista John Norum e do tecladista Mic Michaeli, além dos outros integrantes, todos remanescentes da "Golden Age" do Europe. "War Kings" comprova que o Europe deixou sua era glam nos anos 80 e voltou remodelado com um Hard Rock estilo anos 70, passeando pelo blues.  "Hole In My Pocket", "Praise You", "Days of Rock 'n' Roll" e a balada "Angels (With Broken Hearts) são os meus destaque pra esse incrível álbum do Europe que vem numa fase fantástica de sua carreira, com muita lenha pra queimar. E que queimem !




   9. Eagles Of Death Metal - Zipper Down




    Da lista, talvez seja o álbum mais divertido. Após o ultimo trabalho de 2008, "Heart On", o duo Jesse Hughes e Josh Homme se aventurou em muitas coisas: Homme voltou com o Queens Of the Stone Age e tocou com Dave Grohl, enquanto  Hughes trabalhou em seu projeto solo "Boots Electric" e até se arriscou no cinema. "Zipper Down" é audacioso, muito divertido, cheio de riffs que lembram o rock dos anos 60/70 , em uma mistura de influências de nomes como Rolling Stones, T-Rex, dos álbuns "Complexity" e "Got The Power", e até mesmo Beatles. Talvez divertido seja mesmo a melhor palavra para defini-lo, por mais que as canções, melodias e até mesmo os instrumentais sejam de forma geral simples, o álbum começa meio devagar e vai ganhando força até terminar com um gostinho de quero mais com a mais pesada "The Reverend", me levando a perguntar porque o EODM demorou tanto tempo para lançar um álbum novo. Temos até um cover de Duran Duran com "Save A Prayer" de bônus.



   10. Marilyn Manson - The Pale Emperor

   


    Quem olha a figura de Manson sem conhecer já tira milhões de conclusões precipitadas (não tiro a razão), do tipo, "Quem é esse bizarro?", " Olha essa figura!" ou " Isso é homem ou mulher?". Mas, a verdade é que ele é um dos maiores artistas em atividade. Depois de dois álbuns fracos, "The High End of Low" e "Born Villain", Manson presenteia seus fãs com "The Pale Emperor", e digo que talvez os fãs mais saudosos até não curtam muito o novo trabalho. Manson deixou de lado o estilo mais industrial que o consagrou e apostou no Hard Rock, que é notado logo de cara com as duas primeiras musicas do CD: " Deep Six" e "Killing Strangers". O destaque vai para o versatilidade de Manson de poder se aventurar em outros estilos e executar  tudo isso com muita qualidade. Um disco bem diferente do habitual , mas que não deixa de ser um disco do Marilyn Manson. Diria que é um álbum incrível de Hard Rock, com ótimas melodias e arranjos. Vale também destacar a faixa "The Mephistopheles Of Los Angeles", que para mim é a melhor do álbum.




   Menções honrosas:


.Adele -  25   - A maior voz da geração.

 .Purpura Ink - Breakin' Chains -  Maior revelação nacional. Hard Rock de dar inveja a muita banda internacional.

 Jackdevil - Evil Strikes Again -A maior banda de Thrash Metal brasileira atualmente.

.Level 10 - Chapter One - Superbanda! Super CD!

Bon Jovi - Burning Bridges - Capacidade incrível de Jon Bon Jovi criar hits, que homem !

   A vontade era grande de botar Purpura Ink ou Jackdevil entre o top 10, mas vou deixar a curiosidade de vocês para correrem atrás e darem uma "bisolhada" sem se arrepender. Bon Jovi é Bon Jovi, Adele é incrível e Level 10 é um super álbum !




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente Aqui: