sexta-feira, 20 de maio de 2016

Centurion Weekends: O Rock Viajante e Atmosférico



   O rock é talvez o gênero musical mais variado  e capaz de nos transmitir sensações das mais diversas, podendo variar do simples e mais direto ao mais complexo e arrastado, do mais pesado e agressivo ao mais leve e sutil, do melancólico ao mais festivo, do cru ao mais sofisticado e etc. Enfim, um mar de variações e influências colorem e enriquecem esse tão amado estilo. E dentre as mais variadas ramificações, destacaremos nessa coluna exemplos e dicas de sons de vertentes como o space rock, psychodelic, ambient e post-rock que caracterizam um tipo de rock mais viajante e atmosférico. O objetivo não é dissertar a respeito desses estilos, mas apenas dar uma leve passada por eles, dando boas dicas de audição de discos de ontem e de hoje para um fim de semana em que você esteja nessa vibe atmosférica.

   Abaixo, seguem dois clássicos absolutos do estilo, seguidos de outras quatro boas indicações:



   Hawkwind - Warriors On The Edge Of Time

   


   O Hawkwind é ao lado do Pink Floyd uma das bandas precursoras do Space Rock. A banda foi fundada em Londres na Inglaterra pelo guitarrista, vocalista e letrista Dave Brock, Suas músicas abordavam temas futuristas e de ficção científica. A banda se estabeleceu como parte do movimento UK Underground, ligado a cultura hippie norte- americana e centrado num estilo de vida alternativo e baseado num consumo abusivo de drogas. Uma das marcas da banda, que fazia do consumo de LSD e heroína um estilo de vida. O grupo ficou famoso também pela passagem de Lemmy Kilmister, que sofria um certo preconceito e desprezo dos colegas de banda por negar-se a compartilhar o uso das drogas mais pesadas.

   O álbum " Warriors On The Edge Of The Time" ficou marcado como um dos grandes clássicos da banda e foi produzido justamente durante a época em que Lemmy fazia parte do conjunto. A faixa " Motorhead", única música composta por Kilmister, viria a ser inspiração para o nome de sua futura banda e somente seria incluída em edições futuras do álbum.

   A sonoridade do disco é baseada num space rock repleto de muitas experimentações psicodélicas e elementos de rock progressivo com pitadas de Hard Rock. Destaques para a longa e psicodélica "Assault and Battery/ The Golden Voice", a pesada e cheia de efeitos de distorção nos vocais " Magnu", o rock and roll de " Motorhead" e para a serena " The Demented Man", que contrasta com as experimentações heavy psych do restante do álbum.


 

 

   Eloy - Ocean ( 1977)

   



   O Eloy é uma banda alemã de rock progressivo. O seu nome foi inspirado na raça Eloi, uma raça do futuro na novela A Máquina do Tempo de H. G. Wells. Apesar da nacionalidade, a banda não era relacionada ao movimento Krautrock do país, tendo uma sonoridade mais próxima das bandas britânicas de rock progressivo.

   O álbum " Ocean" é tido como um dos grandes clássicos do grupo. O som da banda é bastante baseado no space rock com grande predominância de teclados e sintetizadores. Entretanto, muito embora em muitas passagens, o seu som se assemelhe ao Pink Floyd, as influências do rock progressivo sinfônico de nomes como Yes e Genesis, fazem com que a banda se afaste da psicodelia presente na sonoridade de bandas como Hawkwind e o próprio Floyd.

   Conceitualmente, o disco aborda a mitologia grega, combinando a história de Poseidon ao mito de Atlântida. Em 1998, ganhou sua continuação " Ocean 2: The Answer". O álbum acabou no ano de seu lançamento vendendo em seu país natal mais cópias do que grandes medalhões da época como Queen e Genesis.

   O álbum é quase intocável do início ao fim, mas a primeira faixa " Poseidon`s Creation" e o épico " Atlantis Agony at June 5 th - 8498, 13 p.m Gregorian Earthtime" são os grandes destaques e apesar de suas longas durações, passam rápido demais de tão fantásticos que são.

   Vale a pena também conferir o desempenho do brilhante baterista Jürgen Rosenthal, ex- Scorpions, com viradas de cair o queixo.


 

   Porcupine Tree - The Sky Moves Sideaways ( 1995)

   


   O Porcupine Tree é uma banda britânica formada em Hemel Hempstead, Hertfordshire, Inglaterra. É o projeto musical de maior sucesso e popularidade do músico multi-instrumentista, produtor, compositor e outras coisas mais, Steven Wilson.  Sua sonoridade é formada em síntese pela combinação de rock progressivo, psicodélico, experimentalismo avant-garde e heavy metal, que enquadra o grupo na categoria de heavy prog.

    O conjunto passou por várias mudanças em sua sonoridade no decorrer de mais de 20 anos em que esteve ativo, mas " The Sky Moves Sideaways" parece ser o ápice de criatividade e qualidade de sua fase mais psicodélica. No som, temos um space rock com fortes influências de nomes como Pink Floyd e King Crimson, além de influências de música eletrônica, ambient e rock pesado.

   O disco à época recebeu comparações a " Wish You Were Here" do Pink Floyd, por causa de sua estrutura com um épico dividido em duas partes, uma no início e outra no fim da bolacha. Porém, as semelhanças ficam por aí apenas: " The Sky Moves Sideaways" é um disco mais obscuro e uma modernização do conceito de space rock, com fartas doses de elementos mais modernos, característica sempre empregada por Steven Wilson, mesclando elementos do passado com o presente, olhando para o futuro.


 

   Lunatic Soul - Walking On a Flashlight Beam ( 2014)

   

 

   O Lunatic Soul é um projeto paralelo do polonês Mariusz Duda, líder, vocalista e baixista da banda Riverside. O Lunatic Soul como poderia se imaginar é resultado de uma manifestação mais livre e pessoal da criatividade de Duda. O som é de difícil rótulo, mas elementos de música ambiente,eletrônica, World Music, Dream Pop e pitadas de rock progressivo ganham notoriedade em músicas cuja atmosfera é a grande prioridade. Notamos também a ausência quase completa de guitarras, com elementos rítmicos dando contornos mais dinâmicos do que normalmente podemos observar em músicas ambient.

   " Walking On A FlashLight Beam" é o seu quarto disco e fica aqui minha recomendação para as influências orientais e o baixo vibrante de Duda em " Gutter", a beleza melódica de "Treehouse", a progressividade de " Pygmallion`s Ladder" e o gran finale da faixa título.


 

   Alcest - Shelter ( 2014)

     


      O Alcest é um duo francês formado no ano de 2000 na cidade de Avignon, na França. O duo  liderado pelo músico Neige ( Stéphane Paut) começou apenas como uma banda de black metal, tendo depois evoluído para uma curiosa mistura de black metal com shoegaze, o blackgaze. Porém, a julgar pelo seu último lançamento, a tendência parece ser em abandonar de vez os elementos de black metal e mergulhar em gêneros como o post-rock e o shoegaze.

   " Shelter" foi, na minha opinião, um dos grandes lançamentos do ano de 2014. A atmosfera já explorada pela banda em outros discos beirou o etéreo aqui em um disco bastante suave e até mesmo acessível no geral. Impossível passar incólume pela beleza de canções como " La Nuit Marche Avec Moi", " Voix Sereneis", " Shelter" e " Délivrance".


    Link para audição no Spotifyhttps://open.spotify.com/album/5iI0bG6kr3Nzlqu1fdHKCC


   Eric Baule - Revelations Adrift ( 2015)


  



   Agora temos uma recomendação para quem quer ouvir um som atmosférico mais pesado. Eric Baule é uma banda de Barcelona, Espanha, formada pelo guitarrista Eric Baulenas no ano de 2010. A banda possui apenas um álbum,"Revelations Adrift", lançado no ano passado.

   Tenho a dizer para vocês que foi uma das gratas surpresas que tive nos últimos tempos, ainda mais vindo de um país que não possui grande tradição no estilo. " Revelations Adrift" mostra uma banda apostando num neo-prog bastante atmosférico com claras referências ao Pink Floyd, mas já demonstrando uma maturidade e identidade notáveis para um álbum de estréia.

   Como era de se esperar, a guitarra de Eric Baule possui grande destaque, explorando desde texturas melódicas a distorções e peso característicos do heavy metal, enquanto o restante da banda apresenta um som bem trabalhado e coeso. Vale a pena conferir e dar o seu suporte para uma banda nova cheia de potencial!
                                                   
                                                 

  Link para audição no Spotify: https://open.spotify.com/album/76So2ah08Sbfw9nUVEaTyF


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente Aqui: