domingo, 14 de fevereiro de 2016

Melhores álbuns de 2015: Os melhores segundo Luis Fernando Rios





   Dando prosseguimento às listas de melhores álbuns do ano de 2015, Centurion Rock reserva seu espaço para o ilustre companheiro e colaborador Luis Fernando Rios:


   Melhores álbuns de 2015? Certo! Muito bem...!! Temos ótimos! Listei 10 deles, mas poderiam ser 15, ou até 20...
   Sempre temos excelentes álbuns todos os anos. Apesar dos nossos ídolos maiores e mais emblemáticos estarem desencarnando para reencontrarem outros ídolos que se foram precocemente, ainda temos coisa muito boa sendo produzida.
   Preciso só antes registrar que agora nesse momento, escrevo essas linhas,degustando uma cerveja English Pale Ale e ouvindo “Fire And Water” do Free, tendo na fila, “Diamond Dogs” do Bowie e “Fortress” do Alter Bridge. Busco com eles e outros, a inspiração necessária para ser justo com esses artistas que são a nossa redenção e esperança para futuro.
    Mesmo a maioria dos álbuns da minha lista sendo de dinossauros, acredito que estamos amparados por uma nova geração que tem muito a acrescentar no mundo do rock. Essa lista expressa sim um certo saudosismo: sentimento alimentado por este que vos escreve.
     De toda forma, muitos outros álbuns da nova geração que não entraram estão credenciados a pertencer a qualquer lista de melhores do ano...
     Aí vai a minha!!!


1. DAVID GILMOUR – RATTLE THAT LOCK



   Obrigado Mestre por esse álbum!! É o que podemos dizer desta obra que passeia até pelo jazz. Aqui encontra-se de tudo: melodias sublimes, solos magnânimos, vocal jovial e fresco, além de uma banda afiadíssima com o mestre. Enfim...Fartem-se com essa maravilha feita por um músico que vê a música não como um meio de sobrevivência, mas como algo que lhe foi dado por Deus. E foi...
   Álbum fantástico e emocionante!!





2. IRON MAIDEN – THE BOOK OF SOULS




   Eles se reinventaram dentro de sua própria fórmula. Ela que parecia ter dado bolor, foi apresentada com toques criativos e com um esmero do qual Steve Harris e Bruce Dickinson podem ficar orgulhosos. É um disco fantástico!! Vai do progressivo clássico ao heavy metal tradicional, sem que possamos perceber onde termina um e começa o outro. Na verdade, não acontece assim: é tão rico que vai nos envolvendo e nos deixando apaixonados pelas músicas.Tenho por obrigação citar uma delas, apesar de não gostar muito de escrever resenhas dessa forma: “Empire of theClouds”. O que vem a ser esse clássico? Épico!!! Álbum tocante e forte ao mesmo tempo! E o Bruce canta todo ele com um tumor maligno na região de sua garganta!! Bendito seja...
   Álbum surpreendente e fantástico!!







3. JORN LANDE & TROND HOLTER – DRACULA: SWING OF DEATH



 Mais uma vez o vocalista Jorn Lande vem a apresentar um trabalho digno de nota, trazendo consigo o talentoso guitarrista Trond Holter, que divide as composições com ele há tempos.
 Obra conceitual muito bem elaborada, com arranjos sinfônicos, mas ao mesmo tempo simples, trazendo uma mescla de hard rock com melodia e peso na medida correta! Destaque para “Swing of Death” e “Save Me”:  clássicas e lindíssimas!
 Álbum pesado, melodioso e grandioso!





4. EUROPE – WAR OF KINGS



   O que dizer de uma banda que passou por muitas fases e viveu muito sucesso em todas as décadas de vida. Desde a malfadada (injustamente) década de 80, até hoje!
   Eles têm mostrado em suas últimas obras que são músicos competentíssimos e que são capazes de criar discos maravilhosos. Com várias influências incríveis, há neste, como havia no álbum passado, o fantástico "Bag of Bones", hard rock, rock clássico, blues rock e melodias que pegam você de um jeito inexplicável...Vocal perfeito, guitarra genial e teclados precisos e em harmonia... enfim...
Bem fácil de assimilar. Não percam por nada!!
   Álbum maravilhoso!!!





5. DR. SIN – INTACTUS





   Álbum de despedida destes brasileiros guerreiros que suaram a camisa por décadas e levaram o rock brasileiro muito longe! Esses caras são muito conhecidos fora do nosso território para quem não sabe! Mas, isso não foi suficiente para mantê-los por mais um tempo em atividade como banda. Pena! Lamento, mas estou com a consciência tranquila, pois fui a shows e comprei seus discos...
Agora ninguém pode reclamar! Já era!! Este álbum está intacto no que diz respeito às variadas influências da banda: blues rock, heavy metal, rock clássico e tudo o que foi a marca destes ícones do nosso rock ao longo de toda sua vida.
   Por favor, ouçam este disco com carinho e reverência.
   Álbum coeso e equilibrado!!






6. JOEL HOEKSTRA’S 13 – DYING TO LIVE




   Num disco onde encontramos o trabalho das seguintes feras: Joel Hoekstra (líder), guitarrista do Whitesnake desde de 2014, Vinny Appice na batera, Derek Sherenian nas teclas, Tony Franklin (Whitesnake, Jimmy Page, Paul Rodgers) no baixo, além de Jeff S. Soto e Russel Allen dividindo irmãmente os vocais, existe a possibilidade de não ser no mínimo excelente este álbum? Este trabalho de hard rock necessita ser degustado por você urgentemente! Nele há muito hard com peso na medida e riffs mais rápidos, mas sem fugir de uma pegada mais setentista, muito bem cadenciada por Appice.
Não há como destacar só uma música! São todas pelo menos maravilhosas...
   Álbum deliciosamente genial!





7. MOTÖRHEAD – BAD MAGIC



   Um disco desse trio sempre tem aqueles elementos que permearam suas obras desde o início da carreira. Como dizia o finado Lemmy: “WE ARE MOTORHEAD AND WE PLAY ROCK AND ROLL”!
   Riffs velozes, vocal rasgado e potente, pitadas leves de Punk Rock e acima de tudo, uma baita pegada clássica com muita criatividade, com uma mescla de tudo que eles apresentaram ao longo de mais de 20 álbuns lançados, em mais de 40 anos de estrada!! Não precisamos de mais nada! Parece até que Lemmy sabia que seria o último e derradeiro berro do Motörhead!!
  Álbum empolgante!!
  See you on the other side, my friend...




8. ROOM EXPERIENCE – ROOM EXPERIENCE


   Aqui, deixamos o romantismo e o sentimento banharem a lista sem nenhuma restrição.
   Projeto de Luca Firmo, um exímio tecladista italiano, com David Redman (Pink Cream 69 e Voodoo Circle) nos vocais, este trabalho tem uma sonoridade AOR, mas com um frescor atual e arranjos belíssimos.
   O álbum é leve, com vocais muito melódicos e uma cadência que nos faz viajar por estilos de bandas como Foreigner, Journey e Boston, sem que se pareça uma cópia destas entidades do Rock.
   Álbum extremamente agradável e viciante!!





9. STEVEN WILSON – HAND CANNOT ERASE




   Este sujeito mais conhecido como ex-líder do Porcupine Tree, é cantor, guitarrista, compositor, multiinstrumentista e além disso, um produtor de mão cheia! O que falar? Ele é considerado um gênio por muitos músicos de rock progressivo e do metal em geral.
   Neste álbum, ele extrapola o direito de utilizar tudo que um disco de rock deve ter. É um álbum conceitual, progressivo, melódico, que tem partes com toques folk, outras com toques mais hard rock. É um trabalho belíssimo, e no que tange aos arranjos, utiliza muitos instrumentos de forma integrada.
   Recomendo muito este álbum por ser um verdadeiro representante do tradicional rock progressivo, sem ficar atado só a influências de bandas deste gênero!
   Álbum fenomenal!!!





10. NIGHTWISH – ENDLESS FORMS MOST BEAUTIFUL




   Depois de dois últimos álbuns meio sem criatividade, agora com uma vocalista de muito respeito, Floor Jansen ( After Forever, Revamp), eles vieram nos brindar com algo sinfonicamente riquíssimo e melódico! O disco tem começo, meio e fim, mostrando que uma banda com a história que eles têm, pode fugir dos clichés clássicos de álbuns conceituais e mostrar criatividade e beleza numa composição.E fizeram isso com maestria! O Capitão Tuomas Holopainen continua segurando firme o leme com muita competência e sem fugir da essência básica destes ícones do metal!
   Destaque para última faixa, “The Greatest Show on Earth” que traz muita emoção e sentimento!
   Álbum lindo, viajante e emocionante!!!


 


Menções Honrosas:

   Para finalizar, gostaria de citar 3 álbuns que não entraram em minha modesta lista por questões de espaço. Eles tinham totais condições de estarem nela.
   São eles:

SYMPHONY X – UNDERWORLD

UFO - A CONSPIRANCY OF STARS

STRYPER – FALLEN

   Recomento uma audição destas pérolas! São 3 petardos, completamente diferentes entre si. Cada um puxando para uma vertente que o rock pode nos proporcionar. São surpreendentes e trazem uma grande melhora em comparação com seus antecessores.
   Deleitem-se jovens....

Luís Fernando Rios





























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente Aqui: