Para dar prosseguimento a sequência de listas de melhores do ano de 2014, eu convoco o meu amigo e colaborador Luis Fernando Rios. Ex-baterista, fã alucinado de Iron Maiden e Pink Floyd e colecionador de discos, é um dos maiores entendedores do assunto que conheço. Portanto, Centurion Rock reserva agora seu espaço para ele...
1. PINK FLOYD – THE ENDLESS RIVER
A surpresa do lançamento por si só já impactou bastante! Com um álbum de sobras de 1994 (gravações de ‘’The Division Bell’’) e sobras anteriores a isso, o Pink Floyd mostrou que ainda havia como tocar os corações de seus fãs. David Gilmour e Nicholas Mason trouxeram à luz trechos rearranjados com retoques modernos sem deixar de lado os elementos que caracterizam a banda desde ‘’A Momentary Lapse of Reason’’. Podemos também perceber momentos que nos remetem a fase áurea, passagens "floydianas" que nos fazem revisitar pontos altos da banda de álbuns do passado. Tudo isso regado a muitos solos de Gilmour e participação bem presente de Richard Wright. Homenagem valiosa a este espetacular tecladista que marcou uma época e a todos os apreciadores desta magnífica banda rock. Roger Waters com seu super ego continua sem fazer falta. Fantástico!
2. URIAH HEEP – OUTSIDER
3. OPETH – PALE COMMUNION
Este álbum vem ratificar a mudança de estilo que marca a banda desde ‘’Heritage’’. Já na primeira audição, percebem-se as mudanças de andamento e as melodias que vão e voltam, um extremo bom gosto e criatividade nos vocais e o trabalho de Martin " Axe" Axenrot na bateria, que é de uma precisão métrica, além das comoventes harmonias de guitarra. Isso tudo junto faz com que possamos afirmar que o Opeth produziu um grande álbum de Rock Progressivo, com suas influencias e, ao mesmo tempo, com a sua marca. Espetacular!
4. TRANSATLANTIC – KALEIDOSCOPE
Esse disco é tão bom, que parece que já o tínhamos ouvido antes. Parece que algum dinossauro do Progressivo setentista lançou um álbum com outro nome. Extremamente bem arranjado, com muitas mudanças de andamento e participações individuais marcantes, esse álbum impressiona em todas as faixas. Os teclados são uma viagem sem fim, a bateria uma aula de solos e retomada de ritmos, e os solos de guitarra transcendentais. ‘’Kaleidoscope’’ é uma aula de Rock Progressivo! Impressionante!
5. MASTODON – ONCE MORE ROUND THE SUN
6. ICED EARTH – PLAGUES OF BABYLON
Essa banda, além de ter feito mais um álbum excelente, tem uma característica que vale muito na minha humilde ótica: regularidade. Jon Schaffer ao longo do tempo, transformou o Iced Earth numa banda muito respeitada por se manter genuinamente firme, fazendo discos e mais discos de puro e verdadeiro Heavy Metal! Esse álbum mescla muito peso e andamentos mais lentos, com melodias vocais interessantíssimas. Os refrões são ótimos e dão vontade de cantar junto socando o ar! Ou seja, temos aqui, uma receita que cai muito bem sempre: Metal de verdade. Excepcional!
7. ADRENALINE MOB – MEN OF HONOUR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente Aqui: