sábado, 30 de julho de 2016

Vangelis: Álbum baseado na missão espacial Rosetta



   O músico e compositor grego Vangelis, conhecido por suas famosas trilhas sonoras ( Blade Runner e 1492 Conquest Of Paradise), pela música tema das Olimpíadas, " Chariots Of Fire" e por suas colaborações musicais com Jon Anderson do Yes; está compondo um novo trabalho inspirado na European Space Agency ( ESA) [ Agência Europeia Espacial] e sua missão espacial de nome Rosetta. O título do trabalho também receberá o mesmo nome. A inspiração veio após uma conversa do músico com o astronauta da ESA, Andre Kuipers, que estava a bordo da estação especial internacional.

Tool: Trabalhando 4 dias por semana em novo álbum



   A longa espera para o lançamento do quinto álbum de estúdio do Tool  parece que está para finalmente acabar. O álbum mais aguardado dos últimos tempos do meio prog metal, o sucessor de " 10000 Days" ( 2006) deve ser lançado até o fim desse ano. O próprio Website do Tool informa que  a banda está trabalhando 4 dias por semana para isso.

   Segundo o atual webmaster da banda, Blair Mackenzie, a banda já finalizou uma faixa que inclui assinaturas de tempo únicas e está perto de concluir uma outra faixa.

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Nektar: Morre aos 67 anos Roye Albrighton



   O mundo do rock progressivo acaba de sofrer mais uma grande perda nesse até então fatídico ano de 2016. O guitarrista e vocalista do Nektar, Roye Albrighton, morreu após um longo período doente; foi o que o seu companheiro e fundador da banda, Derek `Mo`Moore, confirmou em postagem via redes sociais.

   Roye Albrighton foi co-fundador da lendária banda inglesa radicada na Alemanha e permaneceu no grupo em todas as formações até o ano de 1982, voltando então no ano de 2000, quando o Nektar se reuniu novamente, e nela permaneceu até os seus últimos dias.

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Mikael Akerfeldt ( Opeth): Medo apenas da estagnação



   O frontman e líder do Opeth Mikael Akerfeldt em entrevista recente ao Banger TV, realizada na Islândia, afirma só ter medo de uma coisa, de estagnar.

   O guitarrista e vocalista disse que não teme assumir riscos criativos com o direcionamento musical da banda - mas teme a possibilidade de se tornar um músico guiado apenas pelo dinheiro, que trabalha apenas para pagar as contas.

terça-feira, 19 de julho de 2016

Opeth: Revelados data de lançamento, capa e tracklist de "Sorceress"


 
   Os suecos ícones do metal progressivo do Opeth anunciaram a data de lançamento do seu décimo segundo álbum de estúdio, "Sorceress", o sucessor de " Pale Communion" ( 2014), bem como divulgaram capa e tracklist do novo trabalho ( veja abaixo)

   " Sorceress" será lançado no dia 30 de Setembro e será o primeiro álbum fruto do recente contrato com a gravadora Nuclear Blast.

sábado, 16 de julho de 2016

Periphery: Novo álbum com abordagem mais descontraída



   Em entrevista à revista Prog, o frontman do Periphery, Spencer Sotelo, disse que a banda buscou deliberadamente voltar a explorar uma abordagem mais descontraída durante a composição de seu novo álbum, " Periphery III : Select Dificulty", que deve ser lançado já no próximo dia 22 de Julho - terceiro álbum lançado pela banda no incrível espaço de 18 meses.

Thank You Scientist: Video Lyric de nova música



   A banda estadunidense de rock progressivo e jazz fusion Thank You Scientist lançará o seu novo álbum " Stranger Heads Prevail", no dia 29 de Julho, via Evil Ink Records, gravadora de Claudio Sanchez, frontman do Coheed And Cambria.

   Já se encontra disponível na internet o segundo video lyric de uma faixa extraída do novo trabalho dos estadunidenses. Trata-se de " Mr. Invisible", uma interessante combinação de progressivo, jazz fusion, metal e até de um pop cheio de swing à la Jamiroquai. Vale à pena dar uma conferida. Assista abaixo:

terça-feira, 5 de julho de 2016

Reviews: Haken - Resenha de Affinity




O Haken é uma banda de metal progressivo inglesa, que tem se destacado no cenário europeu desde de seu debut álbum em 2010. Formada em 2007 pelo guitarrista/tecladista Richard Henshall e mais dois amigos de escola, o vocalista Ross Jennings e o guitarrista Mathew Marshall, sendo esse substiútido um ano depois por Charlie Grifftis. Entre outras mudanças de formação iniciais e uma mais recente, completam a banda Diego Tejeida nos teclados,  Raymond Hearn na bateria e o americano Conner Green que assumiu o baixo em 2014 após o excelente "The Mountain" (2013).  Com a formação atual, e a melhor até o momento, os músicos gostam de experimentar sempre a cada lançamento e não seria diferente esse ano.

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Reviews: Resenha de Katatonia - The Fall Of Hearts



   Lançado há pouco mais de um mês [ 20/05/16 ], " The Fall Of Hearts", é o décimo trabalho de estúdio dos suecos do Katatonia, o primeiro desde " Dead End Kings" ( 2012), tendo as estreias do baterista Daniel Moilanen e do guitarrista Roger Öjersson. Para quem ainda não conhece a banda, o Katatonia é um dos grupos oriundos da cena Death/ Doom metal que ganhou destaque na Europa e , principalmente, na Inglaterra, nos anos 90. E, como ocorreu com uma parte considerável das bandas pertencentes a esse movimento, o som do grupo sofreu mudanças significativas com o passar do tempo, passando pelo Gothic Metal de "Discouraged Ones" ( 1998), pelo metal alternativo sofisticado de "Viva Emptiness" ( 2003), até ao metal de certa acessibilidade do último " Dead End Kings" ( 2012).